Plataforma de Avaliação dos Docentes da Universidade de Aveiro

O Estatuto da Carreira Docente Universitária, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de Agosto, com as alterações da Lei n.º 8/2010, de 13 de Maio, e o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de Agosto, com as alterações da Lei n.º 7/2010, de 13 de Maio, determinam, respectivamente, nos artigos 74.º-A e 35.º-A, que os docentes estão sujeitos a um regime de avaliação de desempenho constante de Regulamento a aprovar por cada instituição de ensino superior, ouvidas as organizações sindicais.

No cumprimento legal do acima exposto, a Universidade de Aveiro desenvolveu um modelo de avaliação baseado na recolha exaustiva de dados relativos à actividade docente, associado a um processo amplamente participado com vista à obtenção de resultados rigorosos.

Através do sistema de avaliação desenvolvido é ponderado um conjunto de indicadores, tendo em consideração as diferentes vertentes de serviço dos docentes, ou seja o ensino, a investigação e criação cultural, a extensão universitária, valorização económica e social do conhecimento e a gestão universitária. Este modelo é suportado por diversos sistemas de recolha de dados existentes na Universidade de Aveiro e pressupõe a existência de múltiplos intervenientes no processo, nomeadamente os Avaliados, através do fornecimento dos dados e informações a considerar no processo de avaliação, os estudantes, através do Sistema de Garantia de Qualidade, o Conselho Coordenador de Avaliação de Desempenho da Universidade de Aveiro, no acompanhamento de todo o processo, o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico, através, designadamente, da validação e/ou supervisão de resultados, e o Reitor a quem incumbe supervisionar o processo de avaliação.

Notícias
A Universidade de Aveiro (UA) disponibiliza 2.114 vagas, distribuídas por 55 cursos, para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2017/2018. Com mais 25 vagas disponíveis em relação ao último ano, a oferta da UA está distribuída pelo ensino universitário (1554 vagas para 36 cursos) e pelas quatro Escolas Politécnicas da academia de Aveiro (560 vagas para 19 cursos).
Até 7 de agosto estão abertas a 1ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e a 2ª fase de candidaturas aos Mestrados (2.º Ciclo) e Programas Doutorais (3.º Ciclo) da Universidade de Aveiro (UA) que vão funcionar no ano letivo 2017/2018. É a oportunidade para estudar numa universidade cuja qualidade tem sido recorrentemente reconhecida nos rankings internacionais.